Basílica Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata
A Basílica Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata é um testemunho impressionante da visão e empenho de Monsenhor Pedro Cintra, que liderou a Paróquia por 38 anos. A beleza de sua arquitetura, vitrais e pinturas nas paredes e tetos refletem o sonho do Monsenhor de criar um templo dedicado à Senhora do Monte Carmelo.
O ano de 1947 marca o início desse sonho, quando Monsenhor Pedro recebeu a recomendação do Bispo Diocesano, Dom Octávio Chagas de Miranda, para concluir a construção do Colégio das Irmãs Dominicanas e erguer a nova Igreja Matriz.
Após a conclusão do Colégio em 1949, Monsenhor Pedro mobilizou a comunidade, definindo que a construção da nova Matriz começaria quando a Paróquia alcançasse um piso financeiro de quinhentos mil cruzeiros. Um relógio especial foi montado, marcando cada minuto como mil cruzeiros, incentivando as contribuições.
Enquanto os fundos eram angariados, Monsenhor Pedro trabalhou no projeto arquitetônico com o arquiteto Prof. Dr. José Sachetti. Embora Monsenhor inicialmente desejasse um estilo moderno, o arquiteto convenceu-o a optar pelo estilo clássico, alegando que o clássico perdura.
A pedra fundamental foi lançada em 16 de julho de 1951, e a execução do projeto romano-lombardo foi confiada ao arquiteto Cav. José Sachetti, com a construção a cargo de Rogério Gissoni e direção de José Firmo Werneck. As esculturas ficaram sob a responsabilidade de Celestino Roiz Artigas.
Impressionantemente, a construção avançou rapidamente. A Basílica de Borda da Mata foi consagrada em 15 de julho de 1958, após sete anos de intenso trabalho e envolvimento da comunidade.
A elevação à Basílica ocorreu sob a orientação do Padre Edson Oriollo, com o Decreto Papal de elevação datado de 16 de novembro de 2005, concedido pelo Papa Bento XVI.
A festa de instalação da Basílica de Borda da Mata, em 8 de dezembro de 2005, foi memorável para a cidade. O evento foi marcado por músicas festivas, sinos repicando e grande alegria da população.
A Basílica Nossa Senhora do Carmo tornou-se um ponto de referência para os peregrinos que percorrem os "Caminhos de Fé" e "Caminhos da Prece", oferecendo acolhimento e suporte sacramental. Monsenhor Pedro Cintra realizou um sonho grandioso, deixando um legado de fé, esperança e devoção na história de Borda da Mata.
Franca
Fonte: Site da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Borda da Mata.

