São João Eudes: Apóstolo da Devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria
São João Eudes, cuja memória litúrgica é celebrada pela Igreja hoje (19), foi definido por São Pio X como "Autor, pai, doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos sagrados Corações de Jesus e Maria".
Desde jovem, demonstrou grande inclinação ao amor de Deus. Aos 14 anos, ingressou no colégio dos jesuítas de Caen, embora seus pais desejassem que ele se casasse e trabalhasse na fazenda da família. No entanto, João havia feito um voto de virgindade, recebendo as ordens menores em 1621 e estudando Teologia em Caen para se dedicar aos ministérios paroquiais.
Ingressou na congregação do oratório em 1623, após solicitar a permissão de seus pais, e dedicou-se à pregação entre o povo. Em 1627, diante de uma epidemia de peste na Normandia, João Eudes ofereceu-se para ajudar os doentes espiritual e materialmente.
Durante os anos seguintes, se destacou em missões evangelizadoras, especialmente junto às mulheres que buscavam deixar a prostituição e converter-se. Em 1671, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio para auxiliar essas mulheres.
João Eudes também abandonou a congregação do oratório e fundou a "Congregação de Jesus e Maria" em 1643, com o objetivo de criar seminários para a formação de um clero paroquial zeloso.
Ele desempenhou um papel crucial na promoção da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Publicou um livro chamado "A Devoção ao Adorável Coração de Jesus" em 1671 e introduziu uma festa do Santíssimo Coração de Maria.
Embora não tenha sido o primeiro apóstolo da devoção ao Sagrado Coração, foi ele quem introduziu o culto litúrgico ao Sagrado Coração de Jesus e ao Santo Coração de Maria. São João Eudes faleceu em 19 de agosto de 1680 e foi canonizado em 1925. Sua festa foi incluída no calendário da Igreja do ocidente em 1928.